Tuesday, May 24, 2005

O Tabuleiro de Xadrêz

.
Durante alguns minutos, Alice ficou a olhar para o campo sem dizer uma palavra, e era um campo bem estranho, lá isso era. Havia uma série de pequenos regatos que o atravessavam de um lado a outro; e o terreno que ficava entre eles estava dividido em quadrados por uma série de pequenas sebes verdes, que iam de um regato ao outro.
-Olha, tem exactamente o traçado de um grande tabuleiro de xadrez! Disse Alice.
- Devia haver umas peças a andarem por aí, num lado qualquer... e é que há mesmo! Acrescentou, toda encantada; e com a excitação, o coração começou a bater-lhe com mais força à medida que falava:
- É um grande jogo de xadrêz que está a ser jogado... em todo o mundo... se isto se pode chamar de mundo, não é?....

Do livro “Através do Espelho” de Charles Lutwidge Dogson, matemático e escritor de Cheshire, UK (1832-1898), conhecido pelo pseudónimo Lewis Carrol, autor da obra gémea “Aventuras de Alice no País da Maravilhas”, ambas escritas sob inspiração de Alice Liddell, de apenas 10 anos de idade, filha do deão da Christ Church, por quem nutria uma paixão platónica.

Segundo consta, a pedofilia de Carroll nunca chegou a vias de facto e ficou registada em inúmeras fotografias de nú infantil que ele fez durante a sua vida. É interessante referir também que Charles Lutwidge Dogson foi, durante décadas, diácono da Igreja Anglicana e que isto tudo se passou numa época vitoriana, com a rigidez moral (e também falsa hipocrisia) que a caracterizava. Como os tempos mudaram.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home