Wednesday, May 18, 2005

Manual de Etiqueta para Espectadores de Xadrêz

Se decidiu ir assistir a torneio de xadrêz, preste bem atenção à maneira como se comporta.
Silêncio!
O mais importante de tudo quando se observa um jogo de xadrêz é manter o ruido baixo. As pessoas que está a observar estão muito concentradas e a última coisa que elas querem é que alguém da assistência grite o lance seguinte e perturbe o seu alto grau de concentração. Nos torneios de alto nível, nomeadamente na final, é usual os jogadores ficarem protegidos por uma cabine à prova de som o que permite alguma liberdade para comentários em voz baixa.
Tenha cuidado ao mover-se!
Óbviamente, um dos primeiros aspectos a ter em atenção em condições de espaço reduzido, como é normal em torneios de clubes ou nacionais, é ver por onde circula e onde pára para observar as partidas. Não deve colocar-se demasiado perto dos jogadores nem nas suas costas, para evitar perturbá-los e muito menos deve andar de mesa em mesa sem prestar atenção ao espaço e poder assim derrubar alguma peça de qualquer tabuleiro.
Não tire fotografias!
Definitivamente não. Mesmo a imprensa oficial não é autorizada a tirar fotos durante os primeiros 10 minutos do torneio e normalmente os fotógrafos são mais tolerados do que aceites.

Para ler mais sobre a Etiqueta para Espectadores de Xadrêz, ver aqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home