Friday, November 04, 2005

Paris já está a arder?



Pela oitava noite consecutiva continuam as cenas de violência nos arredores de Paris, com mais 519 viaturas incendiadas, sendo 205 no bairro Seine-Saint-Denis, controlado por 1300 polícias, e chegam também notícias que a violência se espalhou por novas áreas fora de Paris, pela primeira vez, nomeadamente em Dijon, Rouen na Normandia e no sul de França em Salon-de-Provence, perto de Marselha.

Não devemos esquecer que tudo isto acontece, depois do anúncio à três anos da «Tolérance zéro», pelo Ministro do Interior Nicolas Sarkozy. Entretanto, as autoridades locais vão perdendo a paciência com a atitude low-profile do Primeiro Ministro Dominique de Villepin que prometeu um "plano para os subúrbios" a apresentar no fim deste mês. Não será tarde demais?

No meio disto tudo, não deixa de ser bizarra (ou não) a necessidade do comentador do Nouvelle Observateur, de comparar a situação actual da França com os distúrbios raciais ocorridos nos USA, para concluir que a situação ainda não é muito grave. É sintomático.

"Où ces violences s’arrêteront-elles ? Ce n’est pas encore une révolte de l’ampleur de celle des ghettos noirs américains mais ça commence à y ressembler, avec ces lueurs d’incendie et ces quelques tirs à balles réelles qui, pour l’instant, n’ont heureusement pas fait de victimes."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home