Sunday, September 04, 2005

"Found" versus "Looted"



Fui alertado para estas duas imagens sobre as consequências do Katrina publicadas online pelo Yahoo News e o que acho muito perturbador é o facto de dois fotógrafos, que fotografavam pessoas à procura de comida lutando contra as águas da inundação, terem decidido que um sujeito branco tenha "encontrado" pão numa loja, enquanto um sujeito negro tenha "pilhado" a sua refeição.

Tenho curiosidade em saber como é que um fotógrafo soube que a comida foi pilhada por um mas não pelo outro. Foram feitas entrevistas enquanto eles nadavam?

Devem os editores, num ímpeto para publicar imagens pungentes ou alarmantes, relaxar os seus padrões ou permitir opiniões de carácter pessoal ou regional em fotografias e artigos? Penso que não.

Possivelmente a controvérsia gerada por estas fotos estimularão uma introspecção dos meios de comunicação, na medida em que ainda será necessário contar a história de milhares que perderam as suas vidas e bens.

1 Comments:

Blogger Ricardo said...

Viva,

Esta situação dramática está a fazer vir à tona tudo o que o mundo tem de frágil e que o homem está muito longe de ser um poço de virtudes.

Em primeiro lugar o choque que é os próprios EUA não conseguirem reagir a um acontecimento destes. Depois ser preciso tão pouco tempo para o homem aplicar um tipo de anarquia. E depois perceber que, mesmo no meio da tempestade, são os preconceitos sociais e raciais que dominam a cobertura das notícias.

Abraço,

12:07 PM  

Post a Comment

<< Home