Tuesday, May 03, 2005

A Arte e a História aqui tão perto

“A coisa pode funcionar assim: alguém escreve um livro ou artigo extremamente inverosímil, mas com a virtude de ser veemente e de fazer pensar. O ponto de vista oficial não aceita o combate, mas fornece algumas lições paternalistas. O furor do ponto de vista excluído aumenta, e suscita o aparecimento de novas heresias, cada uma mais arrevesada que a anterior. O resultado, para o observador atento e com alguma inclinação céptica, é a constatação surpreendente de que os pontos de vista oficiais ou semi-oficiais não são menos absurdos que os outros: têm apenas atrás de si o peso de algumas autoridades, mas autoridades que costumam recusar a discussão do principal documento em nome da Ciência, e alertar com alguma estridência para os «perigos das polémicas», sem todavia os discriminar.”

Não, não se trata de qualquer comentário sobre o polémico livro “O Código da Vinci”, mas sim de parte da introdução do livro “Painéis de S. Vicente de Fora - Modo de Utilização” (painéis do século XV existentes no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa), acessível no site http://paineis.org/.

Só me pergunto por onde andei que não dei conta da existência desta pérola? Aqui está um bom investimento para o tempo livre, que vou ter de partilhar com a leitura de “A Misteriosa Chama da Rainha Loana” de Umberto Eco. Esta leitura irá potenciar naturalmente uma visita obrigatória ao Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa para ver os ditos paineis e não só.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home