Thursday, March 30, 2006

Simplex 2006



O Governo apresentou esta quarta-feira o «Simplex 2006», programa de simplificação administrativa e legislativa.
Sob o lema «Quanto mais simples, melhor para os cidadãos», o conjunto de 333 medidas de simplificação visa o «inicio de um novo relacionamento entra a Administração pública e os cidadãos e as empresas», explicou o primeiro ministro, José Sócrates, durante a cerimónia de apresentação do programa.



Do wikipedia: "A palavra burocracia parece ter tido sempre um caráter pejorativo e a mesma deriva de uma combinação de raízes greco-latinas e francesas. O termo latino burrus, usado para indicar uma cor escura e triste, teria dado origem à palavra francesa bure, usada para designar um tipo de tecido posto sobre as escrivaninhas das repartições públicas. Daí a derivação da palavra bureau, primeiro para definir as mesas cobertas por este tecido e, posteriormente, para designar todo o escritório.
A um ministro do governo francês do século XVIII, Jean-Claude Marie Vincent, Seigneur de Gournay (1712-1759, economista), se atribui a criação do termo burocratie, em português burocracia, para se referir, num sentido bem crítico e debochado, a todas as repartições públicas. Logo, a etimologia da palavra burocracia tem origem nos componentes linguísticos francês, bureau – escritório – e grego, krátos – poder. Portanto, a palavra burocracia (ou burrocracia) dá a idéia do exercício do poder por meio dos escritórios e das repartições públicas."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home