Thursday, March 16, 2006

EFEITO DE BOOMERANGUE

No Bloguitica: «Um Estado ao serviço de todos, como se exige em democracia, deve ser servido pelos melhores e, por isso, a escolha dos altos responsáveis não eleitos não pode senão nortear-se exclusivamente por critérios de mérito, onde as considerações político-partidárias não podem contar», salientou Aníbal Cavaco Silva na sua tomade de posse (PR, 9.3.2006).

Como seria de esperar, a reacção por parte dos seus opositores não se fez esperar. No dia seguinte à tomada de posse, as suas escolhas para a Casa Civil e, agora, para o Conselho de Estado passaram a ser comentadas à luz destas palavras. Uns fazem-no sem segundas intenções, apenas procurando salientar uma suposta contradição, outros talvez forçando um precedente que mais tarde permita defender que o Presidente não tem legitimidade para vetar determinados nomes propostos pelo Governo socialista.

Dá-se assim um rompimento deliberado do anterior critério que garantia, através da conjugação dos representantes eleitos pela Assembleias da República e dos elementos designados pela Presidência, a representação dos principais partidos neste órgão, parecendo que a opção pelas cinco personalidades escolhidas assenta apenas num estreito critério de cumplicidades partidárias e de 'círculos de amigos'. Será devido à sua conhecida dificuldade em lidar com pontos de vista e opiniões diferentes?

1 Comments:

Blogger Platero said...

Estas nomeações parecem indicar aquilo que muitos já desconfiavam:

Cavaco não será o presidente de TODOS os portugueses!

4:00 PM  

Post a Comment

<< Home