Saturday, July 02, 2005

Um teste à inteligência dos portugueses

Tenho recebido ultimamente vários textos do Eça de Queiroz, que caricaturalmente parecem reflectir os tempos de hoje, mas daí a acreditar que não mudou nada desde o séc. XIX, parece-me um tanto exagerado. No entanto, como bem diz o Fernando Madrinha no seu artigo de hoje no Expresso, as eleições autárquicas de Outubro podem vir a dar razão ao Eça. Espero bem que tal não aconteça.

"Com candidatos autárquicos da estirpe dos que foram citados, as eleições de Outubro prometem. Nos concelhos a que concorrem Valentim, Isaltino, Felgueiras e Avelino, os eleitores não se podem queixar de conhecer mal os candidatos nem as razões porque foram chamados à Justiça e, com excepção de Avelino, renegados pelos seus partidos. Mesmo assim, ninguém duvida, nesta altura, de que eles podem vencer.

Se isso acontecer, teremos de concluir que a força do caciquismo, continua a ser maior do que a dos partidos, a do civismo e a da própria Justica – sinal de que, afinal, o Portugal de Eça não mudou nada. Falar de democracia e de modernidade a propósito de um tal país, que continua no século XIX, tornar-se-á uma incongruência."

Fernando Madrinha em “A força do caciquismo” na coluna Preto no Branco, no jornal Expresso de hoje.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home