Saturday, June 11, 2005

Empate Técnico

Segundo o Expresso, o resultado de uma simulação de referendo foi um empate técnico: 50,8% dos portugueses disseram «Sim» ao Tratado e 49,2% votaram «Não».

Este estudo de opinião conclui também, que praticamente um terço dos portugueses ainda não tem opinião formada sobre o Tratado Constitucional Europeu e não sabe qual será o seu sentido de voto, caso o referendo venha a realizar-se no mesmo dia das eleições autárquicas.

Confesso que tenho curiosidade em saber qual seriam os resultados da simulação se esta se efectuasse hoje, após os acontecimentos da praia de Carcavelos.

2 Comments:

Blogger Ricardo said...

Viva,

Poderias esclarecer-me a ligação entre os acontecimentos de Carcavelos e os resultados da simulação? Confesso que não percebi...

Quanto à sondagem parece-me natural que o "Sim" a um documento que não vai ter aplicação continue a subir.

Abraço,

4:49 PM  
Blogger José Fernandes dos Santos said...

Penso que este caso de Carcavelos, dada a sua dimensão e impacto mediático, vai levantar de novo a questão da imigração ilegal clandestina, as dificuldades da integração dos imigrantes, nomeadamente de origem africana e o aumento da sensação de insegurança em geral.

Mesmo que aparentemente não tenha nada a haver, este caso pode enfatizar alguns sentimentos xenófobos adormecidos, que como sabemos, tiveram algum peso no "não" francês e holandês.

Espero bem que eu não tenha razão.

Abraço,

5:28 PM  

Post a Comment

<< Home