Thursday, May 29, 2008

Revista Portuguesa de Xadrez

Após vinte e oito anos de interregno, surge de novo a revista portuguesa de xadrez. Para aqueles que gostam deste jogo apaixonante, esta revista é o preenchimento de uma lacuna e a satisfação de uma necessidade sentida por todos. Além das noticias e entrevistas vamos poder ler artigos sobre aberturas, problemas e curiosidades, de grande utilidade para a formação e uma importante ferramenta para todos os formadores e monitores de xadrez. O preço de capa é de 5 euros e uma assinatura anual (6 números) são 25 euros. Este importante projecto só terá sucesso e continuidade com o apoio de todos. Os interessados podem fazer aqui a assinatura da revista.

Friday, May 23, 2008

Places - Pilansberg


(click to enlarge)
An open air restaurant inside Pilansberg National Park, in March 2004, in the way for the barbecue place. See more here.

Labels:

Thursday, May 15, 2008

Convite para o debate: Xadrez na 31

Nestes 5 últimos anos, a Escola 31 de janeiro, Parede - Cascais, apostou no xadrez como oferta curricular para cerca de 400 crianças, do segundo ao nono ano de escolaridade. A criação deste projecto de ensino de xadrez a nivel curricular, visa aproveitar todas as valências do xadrez como complemento educativo de modo a combater as dificuldades em disciplinas problemáticas como a matemática. Todos os alunos têm xadrez obrigatóriamente, como a geografia, matemática, português, ciências etc, e participam regularmente em competições escolares e federadas, tendo já conseguido resultados de relevo a nivel nacional e internacional.
Após estes 5 anos de existência do projecto, a Escola 31 de janeiro vai levar a cabo, na sexta-feira dia 16 de Maio pelas 18 horas, nas suas instalações, um debate para avaliar em concreto qual a influência que o xadrez teve nos alunos e no seu aproveitamento escolar, essencialmente nas disciplinas de matemática e português.
Além de uma avaliação efectuada pelos professores das disciplinas, serão convidados o Prof. Dr. David Justino (Ex-ministro da Educação e professor do ensino superior), o Prof. Dr. António Bravo (Prof. de matemática no I.S.Técnico e presidente da F.P.Xadrez) e o Prof. Dr. Carlos Pereira dos Santos (Ex-Campeão absoluto de Portugal e Professor de matemática). No final será aberto o debate à comunicação social, pais presentes e população em geral.

Monday, May 12, 2008

Algarve em estampas


Estampa 10 - Ponta de Sagres do livro "Infante D. Henrique", por Borges da Cruz, pagina 62 - desenho de Jorge Maltieira.

Estampa 9 - Cabo de S. Vicente da revista "Panorama" 1842, pagina 417.

Estampa 8 - Promontório de Sagres da revista "O Ocidente" 1894, pag 60. Gravura em madeira no formato 10,5x15,8 cm.

Estampa 7 - Sagres da revista "Panorama" 1843, pag 137. Gravura em madeira no formato 7,5x14 cm.

Labels: